Como tratar o esgotamento físico e mental
Sensação de exaustão completa no trabalho, isolamento, angústia para ir trabalhar, ter a impressão de que nada do que você faz é satisfatório, além de fadiga, falta de energia, depressão, irritação, intolerância e baixa auto-estima podem ser sintomas da síndrome de burnout.
A pessoa essa síndrome podem apresentar sintomas físicos, como dor de cabeça, enxaqueca, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia e distúrbios gastrointestinais.
Como identificar a síndrome de burnout
Não há um exame específico para identificar o burnout, o diagnóstico é feito pelo médico através da análise dos sinais e sintomas, e critérios de exclusão, e também podem ser necessárias dosagens de hormônios no sangue.
Os profissionais submetidos a altos níveis de estresse, como área da saúde, bombeiros, policiais militares e professores são mais suscetíveis a desenvolver a síndrome de burnout.
No entanto, a síndrome pode acometer profissionais de qualquer área. A competitividade do mercado de trabalho, cobranças, falta de motivação, desvalorização profissional e sobrecarga são fatores que, a longo prazo, podem levar ao esgotamento e ao aparecimento da síndrome.
Quando o organismo é submetido a quadros estressantes, há a liberação de grandes quantidades de cortisol pela glândula adrenal, localizada sobre os rins.
Quando o estresse ocorre de forma crônica, intensa e prolongada, a adrenal esgota suas formas de fabricar o cortisol, levando a uma queda significativa do hormônio, o que também é prejudicial ao organismo, levando à sensação de esgotamento.
Tanto o excesso quanto a falta de cortisol, são prejudiciais para o organismo. Portanto é necessário haver equilíbrio. É possível ter esse equilíbrio através da adoção de novos hábitos de vida para a melhora efetiva da síndrome de burnout.
Como tratar esses sintomas
Praticar atividade física regularmente, se alimentar de forma saudável optando por alimentos in natura, dedicar tempo para o lazer com familiares e amigos, praticar atividades que promovam o relaxamento como yoga e meditação. Essas mudanças comportamentais são o centro do tratamento e podem ser acompanhadas de medicamentos em alguns casos.
É possível optar por suplementos de extratos vegetais, que permitem passar por este período com mais suavidade e de fato são eficazes na reversão do quadro.
Relora® é uma alternativa natural que age promovendo o relaxamento, o aumento dos níveis de serotonina no cérebro que por sua vez proporcionam a sensação de bem-estar e, consequentemente, tem efeito na modulação dos níveis de cortisol.
Os estudos mostram também que Relora® é eficaz na melhora do humor e vigor.
Relora® pode ser utilizado na prevenção da síndrome de burnout e também como uma intervenção quando o quadro já está instalado.
Onde encontrar
A fórmula magistral desse ativo você encontra na Macela Dourada.
Gostou do post? Clique aqui e entre em contato pelo whatsapp para tirar suas dúvidas e nos enviar sugestões.
Fonte: infinitypharma