7 benefícios de um sono de qualidade

**A qualidade do sono é importante para o bom andamento do organismo.** Dormir bem vai além de descansar e renovar as energias.

A qualidade do sono é importante para o bom andamento do organismo. Dormir bem vai além de descansar e renovar as energias. Sua qualidade está diretamente ligada à qualidade de vida. Quem dorme pouco ou com má qualidade está propenso a apresentar vários problemas, como irritabilidade, cansaço e sonolência, além de hipertensão e diabetes.

Durante o sono, nosso organismo fortalece o sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. Estudos mostram que o sono mais profundo, no qual acontecem os sonhos, é caracterizado pelo maior relaxamento dos músculos e é importante para a mente, pois ajuda na fixação da memória e consolidação dos conhecimentos adquiridos no dia anterior.

Entretanto, dormir menos, devido ao estresse do cotidiano aliado aos distúrbios noturnos, prejudica o desempenho dessas funções. A longo prazo, noites mal dormidas podem trazer complicações sérias, como ansiedade, falhas de memória e dificuldades para emagrecer.

Separei para você 7 benefícios de se ter um sono de melhor qualidade:

Previne a Obesidade

Enquanto dormimos, nosso organismo produz um hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade. Isso significa que o indivíduo com dificuldades para dormir produz menores quantidades desta substância e está propício a ingerir maiores quantidades de calorias durante o dia.

Outro fator é importante é a perda de gorduras - segundo um estudo feito na Universidade de Chicago, pessoas que dormem de seis a oito horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado. De acordo com o estudo, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.

Combate a hipertensão

Uma boa noite de sono está diretamente ligada a bons níveis de pressão arterial. Já a dificuldade para descansar durante a noite proporciona uma estado de estresse, que aumenta a adrenalina. Isso deixa o organismo em alerta e aumenta a pressão sanguínea durante a noite e, se isso se torna permanente, pode gerar hipertensão.

Melhora a memória

Uma boa noite de sono promove uma melhor absorção às informações do dia-a-dia. Isso acontece pois durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais. Isso aprimora as habilidades como memória, aprendizado e foco.

Durante a noite, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos ao longo do dia. "Por esse motivo, quem dorme mal, geralmente, sofre para se lembrar de eventos simples, como episódios ocorridos no dia anterior ou nomes de pessoas muito próximas.

Previne a depressão

Dormir entre seis e oito horas por dia diminui as chances de depressão, pois uma noite bem dormida faz com que você acorde com mais energia, disposição e otimismo. Já a insônia pode aumentar a irritabilidade, além de desenvolver quadros de estresse e ansiedade, que com o tempo pode desencadear a depressão. Estudos sugerem que pessoas que dormem o período considerado normal têm uma propensão menor de desenvolver depressão, além de possuírem uma melhor qualidade de vida.

Melhora o desempenho no trabalho e no dia-a-dia

A produtividade está ligada a uma boa noite de sono, pois quem dorme bem descansa de forma adequada, além de acordar mais encorajado para praticar hábitos saudáveis, como atividade física e alimentação saudável.

Estudos mostram que os principais sintomas de pessoa que não dorme são sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informações e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trânsito e trabalho.

Favorece o desempenho físico

Quando dormimos profundamente e sem interrupções, nosso corpo começa a produzir o hormônio GH, responsável pelo nosso crescimento. Essa substância só começa a ser produzida na primeira meia hora de sono. Por conta disso, pessoas que têm o sono fragmentado sofrem dificuldades de sintetizar esse hormônio, que por sua vez, tem a função de ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares

Pesquisas mostram que a privação prolongada do sono está relacionada a acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos. Dormir pouco causa um desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo. Isso aumenta as chances de desenvolver colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrames cerebrais. Dormir de forma adequada protege a saúde futura e reduz os riscos de desenvolver doenças crônicas.

Alguns hábitos, como manter horário para ir pra cama, não fazer exercícios de alta intensidade à noite, optar por alimentos mais leves no jantar e evitar o uso de eletrônicos antes de deitar, podem auxiliar na melhora da qualidade do sono.

Se mesmo mantendo esses hábitos não for possível manter uma boa noite de sono, uma ótima opção é usar a Pinetonina®: um produto 100% natural, que promove o relaxamento e o equilíbrio das emoções, com alívio dos sintomas causados pelo estresse como agitação, ansiedade e insônia.

A Pinetonina® é derivada de óleos essenciais encontrados em plantas medicinais. Sua tecnologia foi desenvolvida de modo que ela seja administrada por via intranasal, em spray. A administração via intranasal, aumenta a superfície de absorção, de forma que o resultado seja rápido e eficaz com poucas quantidades da substância.

Além de aliviar a ansiedade, melhorar o humor e a qualidade do sono, Pinetonina® não causa dependência e nem sonolência diurna.

Onde encontrar

Este produto está disponível em nossa loja. Entre em contato com um de nossos farmacêuticos para esclarecer dúvidas.

Clique aqui para fazer seu pedido.

Powered by E-Com Plus