8 dicas para fazer o cabelo crescer mais forte e rápido

O ciclo de vida do nosso cabelo ocorre no folículo piloso. É dentro dessa estrutura que nosso cabelo é produzido. No fundo dela há a raiz, repleta de células que se multiplicam constantemente.

O ciclo de vida do nosso cabelo ocorre no folículo piloso. É dentro dessa estrutura que nosso cabelo é produzido. No fundo dela há a raiz, repleta de células que se multiplicam constantemente.

Quando essas células se multiplicam, empurram o fio de cabelo para fora, fazendo, assim, com que ele cresça.

A fase de crescimento é seguida pela de transição e regressão e, então, vem a etapa de repouso, que é a fase em que o fio de cabelo cairá e o crescimento irá reiniciar.

A média de crescimento capilar é de 1,5 cm por mês.

Porém existem alguns truques e dicas que podem fazê-los crescer mais rápido, como garantir todos os nutrientes que o corpo precisa para formar os fios e melhorar a circulação sanguínea local.

Veja 8 dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido:

Usar babosa no cabelo

Você provavelmente já ouviu falar das propriedades mágicas da babosa, ou aloe vera. Essa planta é recomendada para variados usos que envolvem o universo da beleza. Um desses usos é, exatamente, para fazer o cabelo crescer.

Para usá-la no cabelo, basta abrir a folha de babosa e, com o auxílio de uma colher, retirar o recheio gelatinoso de dentro. Pode-se passar esse recheio no couro cabeludo sozinho ou misturá-lo com um óleo apropriado para o cabelo.

Cortar o cabelo

Essa dica provavelmente soa muito estranha, não é mesmo? Se o objetivo é fazer o cabelo crescer, como cortá-lo irá ajudar?

O importante é fazer o corte certo para retirar as pontas duplas sem alterar o comprimento do cabelo. Isso porque as pontas duplas são grandes responsáveis pela quebra da fibra capilar, o que torna mais difícil perceber seu crescimento.

Comer alimentos ricos em proteínas

Os alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, leite, ovos e iogurte, são necessários para formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo e a barba, por isso, ao ingerir uma maior quantidade deste nutriente os fios tendem a crescer mais rápido e mais bonitos

Massageie o couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo por alguns minutos é um simples método para estimular a região e fazer o cabelo crescer.

Isso porque a massagem aumentará o fluxo sanguíneo na região da raiz, fazendo com que ela receba mais oxigênio, fator que ajudará a fazer com que o fio cresça rapidamente.

Quem não lava os cabelos todos os dias pode pentear os cabelos durante alguns bons minutos, diariamente, porque este hábito também melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Quando se deseja que a barba cresça o que se pode fazer é 'pentear' a região com um pente fino, por exemplo.

Use produtos para crescimento do cabelo

Máscara, shampoo, vitaminas. Muitos são os produtos que prometem fazer o cabelo crescer mais rápido. Embora esses produtos não realizam nenhum milagre, eles podem ser um auxílio extra para quem deseja que o cabelo cresça rapidamente.

O que esses produtos fazem é fornecer ao cabelo as vitaminas que ele necessita para poder crescer forte e saudável. Assim, seu cabelo irá ficar nutrido e hidratado e quebrará menos, fazendo com que o crescimento se torne mais aparente.

Beba muita água

Não é nenhum segredo que beber água é essencial para a saúde do corpo. Mas manter-se hidratado também é importante para quem deseja fazer o cabelo crescer mais rápido.

Isso porque a água ajudará o corpo a eliminar toxinas indesejadas e hidratar cabelo e pele, que são sempre os primeiros a sofrer com os sinais de desidratação.

Sua pele, cabelo e unhas irão agradecer por toda essa hidratação!

Hidratar o cabelo 1 vez por semana

Hidratar os fios semanalmente com uma máscara adequada para o seu tipo de cabelo é importante para que o cabelo cresça bonito e não fique danificado.

Após lavar os fios com shampoo e condicionador, deve-se enxaguar muito bem, até que não fique nenhum vestígio de creme nos cabelos porque os resíduos podem dificultar o crescimento dos cabelos.

Pessoas com cabelos muito crespos ou afro podem achar que seus cabelos demoram muito tempo para crescer, porque eles vão se enrolando naturalmente desde a raiz, mas isso não quer dizer que não cresçam normalmente.

Cuidado na hora de lavar o cabelo

O couro cabeludo precisa estar limpo para que o cabelo cresça forte e saudável. Manter uma rotina de cuidados e de lavagem é importante para a saúde de suas madeixas e, portanto, ajudará a fazer o cabelo crescer.

Resista à tentação de esfregar o shampoo no cabelo e limite o uso de shampoos anti-resíduos para uma vez a cada duas semanas, preferindo os shampoos sem sulfato para o dia a dia.

Lembre-se também de evitar a água quente, que estimulará a oleosidade na região da raiz e fará com que as pontas fiquem ressecadas e quebradiças.

Ao seguir estas dicas, o cabelo e a barba devem crescer mais rápido, no entanto, existem casos em que o cabelo não cresce devido a doenças ou ao acúmulo de toxinas no organismo.

Se não notar nenhuma mudança em 3 meses, é aconselhada uma consulta com um dermatologista.

Clique aqui e veja as melhores opções para cuidar dos seus cabelos

Gostou do post? Clique aqui e entre em contato pelo whatsapp para tirar suas dúvidas e nos enviar sugestões.

Veja também: Queda capilar: 6 motivos que levam ao enfraquecimento dos fios

Fonte:
tuasaude.com
cabelo.com.br

Powered by E-Com Plus