Como dar volume e força aos cabelos ralos
Cabelo ralo pode ser de causado por característica genética ou pela quebra e queda dos fios, devido ao enfraquecimento das mechas.
Isso passa a impressão de que a pessoa tem poucos fios, além de deixar o cabelo pouco maleável, sem muito movimento e mais oleoso.
O cabelo ralo é bem comum e precisa de alguns cuidados devido a detalhes na sua estrutura.
A boa notícia é que isso não te impede de conseguir o cabelão dos sonhos!
É muito importante investigar as causas com um dermatologista, mas, se estiver tudo bem com a saúde, existem produtos e truques que amenizam e muito o problema!
As características do cabelo ralo
Para entender como cuidar do cabelo ralo, é preciso conhecer melhor esse tipo de fio. O cabelo menos espesso tem essa textura porque tem menos massa capilar, que dá corpo ao fio.
A menor quantidade de queratina em algumas pessoas pode ser por um desses três motivos:
- Tratamentos químicos: Procedimentos que alteram a textura do fio são bastante danosos, pois forçam a abertura das escamas do cabelo para chegarem ao córtex e, então, mudar a estrutura. Muita massa capilar também é perdida no após, caso não seja dado o tratamento adequado.
- Envelhecimento capilar: Além dos fios brancos, o envelhecimento capilar também traz algumas outras mudanças que geram cabelos menos espessos. Algumas pesquisas sugerem que com a idade há uma diminuição na fase de crescimento do cabelo, fazendo com que a fase que corresponde à morte do fio chegue mais rápido.
Veja como prevenir o envelhecimento dos cabelos
- Genética: A genética desempenha um papel fundamental na definição da textura dos seus cabelos. Porém isso não quer dizer que não dá deixar os fios mais encorpados!
Além desses fatores, o cabelo ralo pode ser resultado de ações externas, como chapinha e babyliss, ou de fatores internos como a sua saúde e taxa de hormônios. Como citado anteriormente é muito importante investigar as causas com um profissional.
Separei algumas dicas para você cuidar do cabelo ralo e dar mais corpo aos fios:
Se você tem o cabelo ralo, vai reconhecer de cara os problemas que vamos elencar aqui embaixo. Mas, duvidamos que você conheça as soluções!
Quebra
A queratina, conhecida também como massa capilar, funciona como “tijolinhos” que constroem o fio. Quando há pouca queratina, há menos “tijolos”, o que deixa o cabelo com uma série de buraquinhos, pequenas falhas, no fio. É por isso que o cabelo ralo é muito mais propenso à quebra.
Como resolver?
Duas palavrinhas: reconstrução capilar! Nesta etapa do cronograma capilar você irá repor a queratina que falta nos fios, dando mais força e resistência para os fios.
Frizz
Como o cabelo é menos espesso, há menos umidade natural dentro do fio. Isso faz com que ele busque outras fontes de água e o ar é uma delas. Seu visual tem sempre aqueles fiozinhos arrepiados? Seu cabelo está precisando de água!
Como resolver?
Para matar a sede dos seus fios, invista em hidratações. E tem como hidratar o cabelo em casa mesmo, sem precisar correr para o salão!
Pouco volume
Como falamos no começo do artigo, o cabelo ralo tem menos massa capilar, consequentemente, tendem a ser mais “escorridos”, apresentando pouco volume.
Como resolver?
O cuidado começa na seleção dos produtos que você irá utilizar para cuidar dos fios. Hoje, há uma série de produtos que ajudam a repor os aminoácidos, estimulando o bulbo capilar, resultando em cabelos mais encorpados e volumosos.
Nós
Os fios mais finos têm uma grande tendência a se tornarem embaraçados, mas nada de sair penteando o cabelo de qualquer jeito! Justamente por ter fios mais frágeis, a possibilidade de quebra na intenção de desfazer os nós é bem grande.
Como resolver?
Penteie ou escove o cabelo sempre com muita delicadeza. Uma dica é começar sempre a pentear da ponta em direção à raiz, dessa forma os nós vão desmanchando sem acumular em alguma altura do fio, como aconteceria na escovação da raiz para as pontas.
Excesso de óleo
O cabelo ralo sofre muito com a oleosidade produzida pela raiz. O sebo produzido se espalha muito mais rapidamente por todo o cabelo, deixando-o com um aspecto sujinho, além de fazer com que os fios fiquem mais pesados e sem movimento.
Como resolver?
Lavar os cabelos com muita frequência e com água muito quente deve ser evitado. Lave dia sim, dia não e não esfregue o couro cabeludo com muita força ― isso estimula ainda mais as glândulas sebáceas, proporcionando ainda mais sebo.
Seguindo essas dicas e entendendo a necessidade do seu fio é possível, sim, encorpar os fios e dar adeus ao cabelo ralo!
Gostou do post? Deixe seu comentário ou CLIQUE AQUI e entre em contato pelo whatsapp para tirar suas dúvidas e nos enviar sugestões.
Clique aqui para acessar nossa Loja Virtual
fonte: cabelo.com.br