Como prevenir o envelhecimento dos cabelos

Os cabelos, assim como a pele, envelhecem com o tempo e, dependendo dos fatores genéticos, o envelhecimento capilar pode ocorrer de forma precoce.

O processo de envelhecimento se caracteriza por dois fenômenos: a redução da densidade dos fios, com diminuição de sua espessura, e a perda de sua cor natural, que leva aos cabelos brancos.

Mas então, o que é envelhecimento capilar?

Assim como a pele, os cabelos também envelhecem e, infelizmente, é impossível parar esse processo. Com o passar dos anos, o folículo piloso, que produz o fio, envelhece e os fios nascem mais curtos e também menos espessos.

Alguns estudos da área apontam que o que acontece é uma diminuição da fase anágena, período que corresponde ao crescimento ativo do cabelo, fazendo com que a “morte” do fio chegue mais rápido.

O resultado são fios mais finos, curtos e muito mais frágeis, na maioria dos casos, mas também há aqueles em que os fios podem ficar mais grossos e ressecados. Mas, uma coisa é fato: o seu cabelo vai mudar com o passar do tempo!

Causas do envelhecimento capilar

Além do passar dos anos, alguns fatores podem causar o envelhecimento dos fios. A genética é um deles: observe o cabelo dos seus pais, eles podem dar uma noção bem clara de quando esperar o surgimento de fios brancos e mais ralos.

Caso não haja nenhum caso de envelhecimento capilar precoce na família, a idade em que os cabelos começam a envelhecer é em torno dos 40 anos.

Questões hormonais influenciam muito na saúde dos fios, ou seja, a menopausa também contribuem para o envelhecimento.

Como identificar os sinais do envelhecimento

  • Fios brancos: a ausência de melanina não poderia ficar de fora da nossa listinha de “sintomas”. Ela é, de fato, um dos primeiros sinais visuais do envelhecimento, portanto, se você já percebe alguns fios claros na cabeça, é sinal de que o processo de envelhecimento já começou;
  • Menos brilho e vitalidade: as pontas costumam ser as que mais sofrem! O cabelo pode mudar de textura quando for envelhecendo e as cutículas diminuem de tamanho, dando um visual opaco para as madeixas;
  • Fragilidade e indisciplina: justamente pela diminuição das cutículas, que protegem o cabelo das agressões externas, o fio fica desprotegido, perdendo bastante massa capilar e resultando em fio fracos e propensos à quebra;
  • Aspereza e ressecamento: com escamas menores, os produtos utilizados não se fixam corretamente nos fios (o mesmo vale para a coloração).

Como retardar o envelhecimento capilar

Separei algumas dicas que podem de ajudar a retardar o envelhecimento dos fios:

Evite o excesso de químicas

Mesmo que o processo de envelhecimento se dê de dentro para fora, os processos químicos têm o poder de fragilizar o couro cabeludo, deixando mais fraco e, assim, impossibilitado de produzir fios fortes e saudáveis.

Utilize os produtos certos

Escolha o shampoo certo para o seu cabelo, e esse cuidado é ainda mais importante quando o processo de envelhecimento capilar começa. Aposte em produtos que devolvam a massa capilar perdida e que possam reverter os danos no couro cabeludo.

Aposte em suplementos vitamínicos

É importante que você proporcione ao couro cabeludo e ao cabelo tudo aquilo que o seu organismo já não produz mais. Uma boa maneira de conseguir isso é através de suplementos vitamínicos, que também podem dar uma forcinha para o crescimento dos fios.

Entretanto, como toda suplementação de via oral, é preciso conversar com o seu médico antes do consumo, até para que você saiba com precisão quais vitaminas deve repor.

Clique aqui e veja produtos que contribuem para a saúde dos cabelos

Hidratação sempre

É preciso fortalecer os cabelos! Por isso, aposte sempre em boas hidratações, com formulações ricas em Pantenol-D, manteiga de oliva e aminoácidos.

Gostou do post? Clique aqui e entre em contato pelo whatsapp para tirar suas dúvidas e nos enviar sugestões.

Clique aqui para acessar nossa Loja Virtual

fonte: cabelo.com.br

Powered by E-Com Plus