Como prevenir o envelhecimento precoce da pele

O envelhecimento é um processo natural. No entanto existem fatores que indicam que a pele está passando por um processo de envelhecimento mais cedo do que deveria.

O envelhecimento é um processo natural. No entanto existem fatores que indicam que a pele está passando por um processo de envelhecimento mais cedo do que deveria.

Os principais sintomas são:

  • Rugas e linhas de expressão nas testa, ao redor dos lábios (bigode chinês) e olhos (pés de galinha): surgem devido à perda de colágeno e elastina, fazendo com que a pele deixe de ter a firmeza habitual e surjam falhas;
  • Manchas escuras: são causadas devido à exposição solar excessiva e sem fotoproteção, já que os raios UV são agressivos à pele, ou também devido alterações hormonais em mulheres grávidas ou idosos, que estimulam a pigmentação;
  • Flacidez em excesso: o envelhecimento precoce torna a pele mais fina e sem firmeza, devido à falta de hidratação e perda da sua camada de gordura, o que a torna sem brilho e vitalidade;
  • Presença de olheiras: a região ao redor dos olhos sofre bastante o efeito do envelhecimento, por isso, olheiras intensas ou com piora podem ser um sinal de que a pele não está saudável

O que são radicais livres e quais são seus efeitos na pele?

A pele está continuamente exposta à ação dos radicais livres - moléculas instáveis que danificam a pele e promovem o envelhecimento precoce, que pode ser notado como flacidez, rugas, manchas e falta de uniformidade e tonicidade.

A produção de radicais livres está associada a diversos fatores intrínsecos - respiração, estresse, prática de atividades físicas - e extrínsecos - ingestão de alimentos de má qualidade, exposição ao sol e à poluição.

Como combater o envelhecimento precoce

Para impedir a ação dos radicais livres na pele e prevenir o envelhecimento, é importante priorizar atitudes como:

Usar o protetor solar diariamente

O uso de protetor solar é fundamental para proteger a pele da ação dos raios UV, evitando o envelhecimento e até o câncer de pele.

O ideal é escolher um filtro ideal para cada tipo de pele, seja oleosa ou ressecada, para evitar outros efeitos indesejados, como a formação de acne, optando por FPS 30 ou mais, de acordo a tonalidade da pele.

Pesquisa diz que 70% dos brasileiros não usam filtro solar todo dia e 80% não sabem quanto aplicar

Ter hábitos saudáveis

É comprovado que hábitos prejudiciais como fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso, sedentarismo, estresse e falta de descanso prejudicam a aparência da pele.

É muito importante abandonar esses hábitos para que os tecidos da pele fiquem bem nutridos, hidratados e saudáveis. Assim, é recomendado:

  • Praticar atividades físicas 3 a 5 vezes por semana;
  • Beber 1,5 a 2 litros de água por dia;
  • Não fumar;
  • Dormir bem, evitando perder noites;
  • Evitar estresse excessivo.

Vale ressaltar a importância de sempre ter rotinas de avaliação médica para identificar problemas que pioram a aparência da pele, como desordens hormonais, carências de vitaminas, doenças circulatórias, etc.

Antioxidantes: Como essas substâncias protegem e corrigem os sinais do envelhecimento precoce da pele

Os antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo que favorecem o envelhecimento celular.

Além disso, os antioxidantes ajudam a prevenir doenças, além de minimizar rugas e flacidez. Esses ativos também protegem dos agentes externos, como radiação solar, radiação infravermelha e poluição.

Como os antioxidantes protegem a pele dos radicais livres?

Os antioxidantes aumentam a defesa do organismo contra os radicais livres, impedindo a sua formação, assim, evitam os danos provocados diariamente na pele.

Para aproveitar os benefícios destes ativos, é possível obtê-los através da alimentação e com o uso tópico e oral de produtos recomendados por um dermatologista É muito importante combinar o tratamento à alimentação e hábitos saudáveis.

Os antioxidantes também diminuem rugas e flacidez e uniformizam a tonalidade da pele, além de ajudar a reparar o colágeno, também estimulam a produção de novas fibras de sustentação, auxiliando na diminuição da flacidez e rugas.

Outra ação importante dos antioxidantes é a capacidade de potencializar a proteção solar. O filtro solar não protege totalmente contra os danos causados pela radiação solar: mesmo com o protetor, 45% de danos oxidativos ainda são causados pela radiação UV.

O uso diário de antioxidantes ajuda a diminuir o impacto da radiação solar na pele, protegendo contra os raios UV e infravermelhos. Dessa forma, é fundamental incluir um antioxidante em sua rotina de cuidados com a pele.

Onde encontrar

legumes, verduras e frutas, como cenoura, beterraba, uva, tomate, damasco, mamão e berinjela, por exemplo, ajudam não só a diminuir o envelhecimento da pele, mas também a manter um organismo mais saudável.

Os antioxidantes também podem ser encontrados em suplementos de vitaminas e minerais e nos cremes anti-idade. No entanto, os suplementos de antioxidantes, assim como qualquer outra suplementação, devem ser aconselhados por um profissional de saúde qualificado, como o médico ou o nutricionista.

Na Macela Dourada, você encontra suplementos antioxidantes, bem como cremes anti-idade.

Clique aqui e entre em contato pelo whatsapp para tirar suas dúvidas e conversar com nossas farmacêuticas.

Clique aqui para acessar nossa Loja Virtual

fonte: euusomedicamentomanipulado.com.br

Powered by E-Com Plus