Como tratar os sinais de envelhecimento da pele

Os sinais de envelhecimento da pele podem aparecer por causa da radiação solar, poluição sem proteção, falta de hidratação ou até mesmo devido à privação do sono.

Os sinais de envelhecimento da pele podem aparecer por causa da radiação solar, poluição sem proteção, falta de hidratação ou até mesmo devido à privação do sono.

Quais as causas do envelhecimento da pele?

Existem fatores que contribuem para o envelhecimento da pele com o passar do tempo, que refletem na nossa saúde interior são eles:

  • Genética: Com o tempo, as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Este fenômeno é causado por danos no DNA decorrentes da radiação UV, de toxinas ou da deterioração relacionada à idade. Através disso sinais de envelhecimento começam a surgir.
  • Hormônios: Ao longo dos anos há diminuição no nível dos hormônios sexuais, como estrogênio e testosterona, e dos hormônios do crescimento. Diminuindo os níveis hormonais com o envelhecimento, acelera-se a deterioração da pele.
  • Estresse oxidativo: Ele altera os ciclos de renovação celular, causa danos ao DNA desencadeiam doenças inflamatórias ou reações alérgicas na pele. Além disso, com a diminuição do sistema imunológico causada pelo envelhecimento, pele não consegue afastar o estresse ou as infecções que podem prejudicar sua saúde.
  • Níveis elevados de açúcar no sangue e glicação: A exposição crônica à glicose pode afetar a idade do corpo por um processo chamado de glicação. A consequência principal desse processo é o estresse oxidativo celular, tendo como consequência o envelhecimento precoce.

Existem ainda fatores externos que contribuem para o envelhecimento da pele, relacionado ao estilo de vida, o estresse fisiológico e físico, são eles:

  • Radiação solar: Atua na pele causando desde queimaduras até fotoenvelhecimento e aparecimento de câncer da pele. Várias alterações de pigmentação da pele são provocadas pela exposição solar, como manchas, pintas e sardas.
  • Tabaco: Fumantes possuem marcas acentuadas de envelhecimento na pele, pois há perda de elasticidade cutânea. Além disso, o fumo reduz o fluxo sanguíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. Isso contribui para o envelhecimento precoce e formação de rugas, bem como o surgimento de rugas acentuadas ao redor da boca.
  • Álcool: Altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção à regra é o vinho tinto que, se consumido moderadamente, tem ação anti radicais livres, pois é rico em flavonoides e em resveratrol, potentes antioxidantes;
  • Movimentos musculares: Movimentos repetitivos e contínuos de alguns músculos da face aprofundam as rugas, causando as chamadas marcas de expressão, como as rugas ao redor dos olhos.
  • Radicais livres: São uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Eles se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, poluição, estresse, etc. Acredita-se que os radicais livres provocam a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulação de elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida.
  • Bronzeamento artificial: A Sociedade Brasileira de Dermatologia condena formalmente o bronzeamento artificial que pode causar o envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas) e a formação de câncer da pele.
  • Alimentação: Uma dieta não balanceada contribui para o envelhecimento da pele. Existem elementos que são essenciais e devem ser ingeridos para repor perdas ou para suprir necessidades. O excesso de açúcar também “auxilia” a pele a envelhecer mais depressa, como já foi dito anteriormente.

Como tratar e prevenir os sinais de envelhecimento da pele

Para diminuir os efeitos do envelhecimento da pele, utilize produtos com vitamina C, E, ácido ferúlico e resveratrol. Esses são ativos aliados no tratamento e prevenção do envelhecimento por combater os radicais livres.

Antioxidantes

Os antioxidantes são indispensáveis no tratamento de envelhecimento da pele, pois minimizam rugas, linhas de expressão e flacidez, além de protegerem contra os agentes externos (poluição e radiação) e aumentarem a defesa do organismo contra os radicais livres, evitando danos na pele.

Além disso, os antioxidantes, se utilizados em conjunto com o filtro solar, potencializam a proteção, diminuindo o impacto da radiação na pele.

Colágeno

O colágeno é responsável por manter a estrutura, firmeza e elasticidade da pele. A falta de colágeno pode ocasionar flacidez e o surgimento de rugas e linhas finas. A reposição de colágeno é um grande aliado da saúde e beleza.

Veja: Quais os tipos de colágeno e para que servem

Ácido Hialurônico

Ácido hialurônico é um aliado de peso na manutenção de uma pele bem hidratada, firme e saudável. Possui a capacidade de reter água e combater a desidratação cutânea, o ácido hialurônico exibe efeito antioxidante.

Veja: Os benefícios do ácido hialurônico na sua pele

Beber água

Beber no mínimo dois litros de água por dia, pois ela hidrata o organismo e facilita a eliminação de toxinas que contribuem para o envelhecimento da pele.

Limpeza da pele

Limpar a pele duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. O acúmulo dos resíduos de suor, da poluição, da maquiagem e de outras substâncias provoca a obstrução dos poros e o surgimento de rugas.

Usar sempre um demaquilante e jamais dormir sem remover a maquiagem. Demaquilantes são mais eficazes que os sabonetes para retirar a maquiagem.

O hábito de dormir maquiada obstrui os poros e impede a pele de respirar, o que provoca oleosidade e envelhecimento precoce.

Cuide da alimentação

Ter uma dieta balanceada contribui para evitar o envelhecimento da pele. Existem elementos que são essenciais e devem ser ingeridos para repor as perdas ou suprir as necessidades quando o organismo não produz quantidade diária suficiente.

Evitar o excesso de açúcar também contribui para evitar o envelhecimento.

Evite exposição ao sol

A exposição solar tem um papel importante no envelhecimento precoce, principalmente no fotoenvelhecimento. Por isso, usar filtro e evitar o sol entre às 10h e às 16h deve ser hábito diário, em dias de sol e de chuva, pois a emissão de raios UV é constante.

Além disso, pode-se investir em acessórios como bonés, óculos e chapéus para complementar a proteção.

Mesmo pessoas que já tenham sinais de envelhecimento prematuro na pele podem se beneficiar ao mudar o estilo de vida. Ao proteger a pele do sol, há uma chance de reparar alguns danos.

Gostou do post? Entre em contato pelo WhatsApp para tirar dúvidas e nos enviar sugestões.

Clique aqui para acessar nossa Loja Virtual!

Fonte:

dermaclub.com.br

sbd.org.br

Powered by E-Com Plus