Suas unhas são fracas? Veja 8 cuidados para deixá-las impecáveis
Você já sentiu suas unhas fracas e quebradiças? Já aconteceu de elas quebrarem com muita facilidade ou demorarem de crescer?
Isso acontece porque muitas vezes os cuidados com as unhas são secundários em nossas rotinas, mas assim como os cuidados com a pele, as unhas merecem um tratamento especial!
Para que servem as unhas?
A principal função das unhas é proteger as pontas dos dedos de traumas e choques. Também têm a missão de defesa e serve para apreender objetos, além da importância ornamental e de que seu aspecto pode até mesmo revelar doenças sistêmicas.
Veja 8 dicas de como deixar suas unhas impecáveis
- Beba bastante água
Beber água interfere diretamente na saúde das nossas unhas. No verão as cutículas tendem a ficar mais ressecadas e o cloro da piscina pode deixar as unhas quebradiças e causar desfolhamentos - quando começam a sair pequenas camadas da unha.
Manter o corpo hidratado faz com que suas também fiquem mais hidratadas e saudáveis, evitando esse tipo de complicação.
Especialistas recomendam ingerir pelo menos seis copos de água por dia. Você ainda pode completar o consumo com sucos naturais, fonte de vitaminas e sais minerais que fortalecem as unhas.
- Mantenha suas unhas cortadas e lixadas
Para as unhas crescerem mais fortes e saudáveis, você deve mantê-las sempre cortadas ou lixadas. Que tal fazê-las uma vez por semana? Assim elas ficam fortes e preparadas para o esmalte que você mais gosta!
As unhas podem ser cortadas com tesoura e/ou aparadas com lixas, de preferência de uso pessoal ou descartáveis. O melhor formato é o arredondado nas mãos e quadrado nos pés.
O tamanho das unhas das mãos deve levar em conta algumas particularidades, como profissão, hábitos e hobbies.
A cutícula não deve ser retirada, pois isso deixa a unha desprotegida e facilita a entrada de fungos e bactérias.
O hábito de lixar a parte de cima da unha pode ser prejudicial, pois retira camadas de queratina e deixa as unhas mais frágeis e finas.
O uso de acetona pode tornar as unhas mais frágeis e quebradiças. Se no salão de beleza a profissional fizer esse tipo de sugestão, recuse. Prefira os removedores de esmalte que não contêm acetona. (nosso removedor)
Você também pode aplicar uma base niveladora de unhas, que deixa as unhas mais lisas para a aplicação do esmalte.
- Intercalar esmaltes
Um dos cuidados com as unhas super recomendado é intercalar esmaltes escuros e claros, já que cores mais pigmentadas tendem a amarelar as unhas.
Outra dica é não passar mais de uma semana com um esmalte. Isso porque as unhas não terão tempo para “respirar” e aumenta o risco de ressecamento e enfraquecimento.
Para evitar essa reação, o ideal é deixá-las livres por uma semana durante o mês.
Durante o intervalo, deve haver a aplicação de hidratantes próprios para evitar o ressecamento. Na impossibilidade dessa pausa sem esmalte, deixe pelo menos dois a três dias de intervalo entre as esmaltações.
- Cuidados com as cutículas
Manter as cutículas hidratadas com óleos ou produtos especiais é muito importante para os cuidados com as unhas. Remova os excessos e peles mortas com redutor de cutículas, e suavize as mais ressecadas.
Se estiver com as unhas pintadas, use apenas em volta porque o esmalte atrapalha a penetração do ingrediente.
Outra dica é utilizar uma resina específica para reduzir o crescimento das cutículas, eliminando a necessidade de cortá-las.
- Preste atenção para evitar batidas
Frio, contato em excesso com água e mudanças climáticas podem enfraquecer as unhas, mas traumas mecânicos gerados por batidas também.
Preste atenção na hora de digitar no computador e cogite deixá-las mais curtas se estiverem muito quebradiças para diminuir a quantidade de batidinhas que elas sofrem diariamente.
- Invista em alimentação saudável e nutritiva
Deficiências de vitaminas no organismo podem deixá-las mais fracas, por isso aposte em alimentos com vitaminas A, B e E.
Especialistas dizem que a biotina também é uma grande aliada no fortalecimento das unhas e pode ser encontrada em aveia, grão de bico, soja e feijão.
- Redobrar a atenção com as unhas dos pés
As unhas dos pés merecem tanta atenção quanto as unhas das mãos, e mantê-las curtinhas evita o acúmulo de sujeiras, o amarelamento e o encravamento.
Por isso, corte, lixe e hidrate as unhas do pé também, assim você protege e dificulta a entrada de fungos e bactérias.
Nos pés deve se evitar unhas muito compridas porque podem gerar mecanismo de alavanca e descolar as unhas do leito. Isso deixa um aspecto feio e amarelado nas unhas e pode levar ao acúmulo de acúmulo de sujeira e detritos.
- Tome colágeno
Como as unhas são formadas basicamente por proteína, o colágeno hidrolisado (também uma unidade protéica) pode servir como suplemento alimentar.
O efeito da suplementação de colágeno promovem o aumento da velocidade do crescimento, redução da frequência de quebra, refletindo consequentemente, no conserto da irregularidade e na descamação aparente das unhas.
Dica bônus: Kit para cuidados com as unhas
Resina Fortificante de Unhas
Resina Fortificante para unhas aumenta em 971% a produção das 9 queratinas, deixando as unhas mais resistentes. A resina repõe ceramidas e lipídeos naturais tornando-as mais flexíveis, além de elevar a espessura em 71%.
Base para Unhas Fracas
Base para Unhas Fracas 10ml com formol promove o fortalecimento das unhas frágeis e quebradiças. Especial cuidado com as cutículas.
Removedor de Esmalte sem Acetona
Removedor de Esmaltes sem acetona auxilia no fortalecimento das unhas, pois é livre de acetona, que enfraquece as unhas.
Amolecedor de cutículas
Amolecedor de cutículas possui ação emoliente e hidratante para unhas e cutículas. Com Vitamina E, Ureia e Óleos Naturais.
Onde encontrar
O kit para cuidados com as unhas você encontra da Macela Dourada!
Gostou do post? Clique aqui e entre em contato para tirar dúvidas e nos enviar sugestões.
Muitos problemas nas unhas são causados por procedimentos de manicure ou higiene feitos incorretamente. Se você percebe que as suas unhas são mais frágeis ou sensíveis, pergunte ao seu dermatologista quais procedimentos estão mais indicados para o seu caso.
Fonte:
eaitapronta.com.br
minhavida.com.br
revistamarieclaire.globo.com