Você sabe o que é Homeopatia e para que serve?

A palavra Homeopatia vem do grego e significa cura pelo semelhante. O conceito é relacionado a uma diretriz terapêutica baseada em princípios diferentes dos "convencionais" para tratar doenças.

O que é Homeopatia?

A palavra Homeopatia vem do grego e significa cura pelo semelhante. O conceito é relacionado a uma diretriz terapêutica baseada em princípios diferentes dos "convencionais" para tratar doenças.

A Homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.

O clínico homeopata não investiga somente os sintomas isolados. Ele procura tratar o paciente como uma unidade formada de corpo e mente, que sofre a influência do meio externo (social e ambiental).

É uma prática que serve para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo, e não na doença.

Qual é o princípio da Homeopatia?

Um seus pontos mais importantes é a chamada Lei do Semelhante, que fala que todas as substâncias utilizadas no tratamento homeopático têm de ser estudadas inicialmente em pessoas sadias, e ter seus efeitos cuidadosamente registrados.

Então, no consultório, quando o paciente apresenta suas queixas, o clínico as estuda para escolher qual das substância mais se assemelham aos sintomas relatados.

É importante ressaltar que a homeopatia leva em consideração a individualidade dos pacientes, assim, dois pacientes com a mesma doença poderão receber medicamentos diferentes.

As peculiaridades de cada paciente - isso é, seus medos, angústias, temperamento, sonhos e etc - influenciam na escolha do medicamento.

Para a homeopatia, a doença aparece por conta de um desequilíbrio da energia vital, que é a responsável pelo funcionamento do nosso organismo.

Mas, afinal, qual o diferencial da homeopatia?

A medicina ocidental possui duas correntes terapêuticas opostas: alopatia e homeopatia.

Enquanto a homeopatia é embasada na cura pelo semelhante, a alopatia, relacionada à medicina convencional, trata doenças e sintomas com medicamentos que produzem efeitos contrários.

O clínico homeopata busca tratar o paciente como uma unidade formada por corpo e mente, que sofre influência do meio externo. A homeopatia trata o doente, não a doença!

Entender o que é homeopatia e quais são os seus princípios é importante para considerar a técnica como uma alternativa para cuidar da saúde.

Onde encontrar

Homeopatia você encontra na Macela Dourada,

Clique aqui para adquirir!

Powered by E-Com Plus