Uniformização e rejuvenescimento da pele após exposição solar no verão

A exposição aos raios solares no verão, especialmente no começo do ano, é um fator que compromete significativamente a saúde da pele.

A exposição aos raios solares no verão, especialmente no começo do ano, é um fator que compromete significativamente a saúde da pele. Para isso, o ideal é buscar cuidados externos e internos por meio da utilização de protetor solar de forma adequada e da adoção de uma alimentação equilibrada e complementação com ativos naturais que possuam característica dermoprotetora.

A pele é o principal órgão que sofre os danos causados pelo Sol, potencializando o surgimento de rugas pela perda de elasticidade e pigmentação alterada. A pigmentação da pele também é uma resposta defensiva à produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) induzidas pela exposição à radiação UV.

Apesar de apresentar naturalmente sistemas antioxidantes efetivos, ocorre uma limitação gradual conforme o organismo envelhece, gerando o desequilíbrio entre a resposta imunológica, o aumento da síntese de melanina, a degradação de colágeno e os processos inflamatórios.

A radiação emitida pelo Sol compreende todo o espectro eletromagnético. A radiação ultravioleta é a região do espectro eletromagnético emitido pelo Sol e pode ser dividida em três faixas: UVA, UVB e UVC. As radiações UVA são responsáveis por produzir os radicais livres oxidativos, potencializando o envelhecimento cutâneo e levando ao desenvolvimento de doenças de fotossensibilidade.

Já as UVB, embora de menor comprimento de onda e com menor poder de penetração na pele, são intensamente absorvidas pela epiderme e, portanto, responsáveis pelos danos agudos e crônicos, tais como mancha, eritema, descamação e câncer de pele.

Por fim, a região UVC possui energia elevada e é considerada altamente lesiva, com efeitos carcinogênicos e mutagênicos, apesar de pouco atingir a população por ser absorvida pela camada de ozônio.

As reações fotoquímicas que são geradas, quando um indivíduo se expõe exageradamente ao Sol e sem os cuidados efetivos, desencadeiam alterações bioquímicas que resultam em danos à pele.

A maioria dos efeitos fisiológicos é consequência das reações de caráter inflamatório e oxidante. O processo de fotoenvelhecimento é resultante de repetidas exposições à luz solar, que se caracteriza pelo remodelamento da derme, levando a marcadas mudanças morfológicas, estruturais e bioquímicas.

Fotoproteção induzida pela alimentação

A adoção de uma alimentação com caráter fotoprotetor é recomendada neste período de exposição prolongada ao Sol a fim de promover a proteção, o rejuvenescimento e a uniformização da pele.

É necessário potencializar a ingestão de alimentos alaranjados, com alto teor de betacaroteno, licopeno e outros catorenoides responsáveis por minimizar os danos provocados pela radiação e potencializar o metabolismo da pele.

Dentre esses alimentos, destacam-se acerola, camu-camu, laranja, abóbora e cenoura, que também fornecem uma concentração de vitamina C e contribuem para o estímulo da síntese de colágeno.

Os vegetais folhosos verde-escuros também merecem destaque, tendo em vista a boa oferta de vitamina E; e as frutas vermelhas e arroxeadas, especialmente as uvas, que garantem a recomendação de resveratrol, fitoquímico que duplica a ação antioxidante na pele.

Ativos magistrais para prevenção do fotoenvelhecimento

A complementação da dieta com formulações magistrais à base de ativos específicos para os cuidados internos é eficiente na promoção da fotoproteção e da uniformização da pele no verão.

Nesse contexto, a Macela Dourada traz ativos que promovem a uniformização e rejuvenescimento:

Bioblanc

Inúmeros mecanismos endógenos protegem a pele dos danos provocados pela radiação UV, como o aumento da espessura da epiderme, pigmentação, mecanismos de reparo das lesões do DNA, indução de apoptose, aumento dos inibidores celulares de metaloproteinases e antioxidantes.

No entanto, os mecanismos que regem a apoptose e os antioxidantes endógenos diminuem com a idade, e esses mecanismos podem ser suplantados, permitindo que na pele sejam instaladas alterações devido à ação da radiação UV, levando ao fotoenvelhecimento.

Bioblanc é um ativo cosmético composto pelos polifenóis mais efetivos da oliva francesa (oleuropeína, hidroxitirosol, tirosol e verbacoside), com ações clareadora, anti-inflamatória e antioxidante.

Composição:

  • Polifenois: Encontrados em abundância no Bioblanc, oleuropeína, hidroxitirosol, tirosol e verbacoside são antioxidantes extremamente eficientes e multifacetados, excepcionalmente estáveis e protetores. O polifenol mais importante presente na oliva é o hidroxitirosol, encontrado a 6%. Mesmo em pequenas concentrações, estudos mostram eficácia deste antioxidante potente.
  • Ácidos graxos essenciais: Os ácidos graxos essenciais presentes no azeite de oliva nutrem a pele e têm propriedades anti-inflamatórias.

Propriedades:

  • Ação anti-inflamatória;
  • Protege os melanócitos humanos de danos causados pela radiação UV;
  • Atua na respiração celular cutânea e na manutenção das funções fisiológicas da pele;
  • combatendo o envelhecimento;
  • Minimiza a aparência de linhas finas e rugas;
  • Equilibra a oleosidade da pele;
  • Ação calmante, indicado a peles sensíveis;
  • 100% natural: Preservative-free, paraben-free, certificado ECOCERT.

LumineCense INN

Vitamina C oral enzimática complexada a peptídeos de colágeno marinho, ácido hialurônico e acetil glucosamina. Extraída das fontes orientais do Monte Fuji.

A água extraída das geleiras do Monte Fuji é considerada uma das águas mais puras do mundo, pois provém diretamente das montanhas que compõem um dos cenários mais lindos do mundo.

Benefícios:

  • 100% estável e biodisponível;
  • Eficácia superior a da vitamina C tópica com uso oral;
  • Eficácia em manchas, acte e fechamento do poro;
  • Promove anabolismo da matriz extracelular;
  • Excelente para beauty drinks (estável e saborosa) e cápsulas;
  • Flavorizante natural de maçã verde japonesa.

PomAgeTM + SiliciuMax®

PomAgeTM é um nutricosmético padronizado em um bioativo membro da classe química das di-hidrochalconas, um polifenol encontrado na maçã e tido como o responsável pelos efeitos benéficos à saúde promovidos por essa fruta.

A colagenase MMP-1 (metaloproteinase de matriz do tipo 1) atua na clivagem do colágeno tipo 1 e a elastase na clivagem da elastina, que são os principais componentes da derme e promovem suporte estrutural para a funcionalidade da pele.

PomAgeTM inibe a MMP-1 e a elastase, enzimas que degradam o tecido conectivo e são consideradas importantes alvos nos tratamentos do fotoenvelhecimento. Pode ser utilizado tanto em protocolos de uso oral quanto tópico.

Benefícios:

  • Inibição de colagenase;
  • Inibição de elastase;
  • Antioxidante.

SiliciuMax® Pó é uma molécula de ácido ortosilícico estabilizada em maltodextrina por um método patenteado que inibe a polimerização e aumenta sua biodisponibilidade no organismo.

SiliciuMax® Líquido é a forma monometilsilanetriol (MMST) de silício orgânico, uma molécula estável e de alta permeabilidade nas membranas biológicas, sendo altamente absorvida. Sua biodisponibilidade oral é superior a todas as demais formas de silício (cerca de 64%), sendo convertido em ácido ortosilícico após a sua absorção. Pode ser utilizado tanto em protocolos de uso oral quanto tópico.

Benefícios:

  • Estimula a síntese de colágeno e elastina;
  • Revitalização de cabelos e unhas.

Os ativos devem ser prescritos em fórmulas magistrais, por profissional capacitado, avaliando a condição clínica de cada paciente.

Onde Encontrar

A fórmula magistral desses ativos, você encontra na Macela Dourada!

Gostou do post? Entre em contato pelo whatsapp para tirar suas dúvidas e nos enviar sugestões.

Veja também: Como prevenir o envelhecimento precoce da pele

Powered by E-Com Plus