6 motivos que promovem a queda dos cabelos

É comum perder alguns fios de cabelo. Quando o cabelo é penteado com escova ou lavado, o folículo capilar acaba sofrendo um trauma e se rompe.

É comum perder alguns fios de cabelo. Quando o cabelo é penteado com escova ou lavado, o folículo capilar acaba sofrendo um trauma e se rompe.

Diariamente, perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo. Parece muito, mas essa é a quantidade considerada saudável pelos dermatologistas!

A preocupação começa quando essa queda se torna mais acentuada, com aglomerados de cabelo que deixam falhas, chegando a mostrar o couro cabeludo.

Você já passou por aquela situação onde acorda e seu travesseiro está cheio de cabelo? Ou quando acaba de tomar banho e não consegue nem ver o ralo de tantos fios?

Se sua resposta foi sim, então você pode estar sofrendo de queda capilar!

Mas calma! Não é só com você. A queda dos fios atinge milhões de pessoas no mundo, sejam elas homens ou mulheres.

Segundo dados da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, a queda de cabelo acomete cerca de 25% das brasileiras entre 35 e 40 anos e 50% daquelas com mais de 40 anos.

No caso dos homens, 40% sofrem com isso antes dos 35 anos.

Mas o que é a queda? Ela não é diretamente uma doença, mas sim um sintoma, um aviso do seu organismo que algo pode estar errado, e isto, reflete no seu couro cabeludo.

Pensando neste problema, e em como a queda capilar pode afetar sua saúde, veja 6 motivos que levam ao enfraquecimento dos fios

Estresse

Crises de ansiedade ou situações de estresse diárias são grandes potencializadores da queda capilar.

Elas fazem com que o nosso corpo utilize mais energia do que o normal, o que pode afetar a produção dos fios de cabelo, bem como na restauração natural dos mesmos.

Isso acontece porque os nutrientes necessários para a produção e reconstrução dos fios capilares, como as vitaminas e minerais, são redirecionados para suprir essa falta de energia que é causada.

Além deste fator, é válido ressaltar que, quando algo não está bem com o nosso sistema nervoso, nosso organismo passa a produzir uma quantidade maior de cortisol, hormônio responsável por ajudar o organismo a controlar o estresse.

Este tipo de hormônio desacelera a divisão celular na raiz, o que afeta diretamente no crescimento de novos fios.

Veja 8 passos para combater o estresse e melhorar seu estilo de vida

Abuso de temperatura: água quente, secadores e chapinhas

O primeiro fator de uso de alta temperatura que colabora para a queda capilar, é o banho com água muito quente.

Geralmente no inverno, abusamos na temperatura da água por conta do frio, mas saibam, isso afeta muito o nosso couro cabeludo, pois a alta temperatura da água leva ao ressecamento da estrutura do fio.

Além disso, a água muito quente, acaba retirando o excesso de sebo, que é essencial para a proteção do couro cabeludo.

Outro vilão da queda capilar, é o uso de aparelhos como a chapinha, secador e o babyliss.

Por mais que em um primeiro momento essas ferramentas possam parecer tão úteis para as mulheres, ele é um dos principais causadores dos fios ressecados e quebradiços.

Isso porque, o calor dessas ferramentas retira a umidade da fibra capilar e, por isso, os fios se tornam secos e opacos, levando a queda capilar.

Por isso, invista sempre em um protetor térmico antes de utilizar essas ferramentas!

Má alimentação: dietas rigorosas e falta de vitaminas

A saúde, ou melhor, a falta dela, é um dos motivos que mais causam a queda capilar.

Doenças como a anemia e a falta de vitaminas por exemplo, são causadoras de mudanças no nosso organismo, que podem afetar o couro cabeludo, levando assim a queda capilar.

Logo, é muito importante cuidar da alimentação. Quanto mais suas refeições forem ricas em vitaminas e nutrientes, melhor será o funcionamento do seu organismo, e por consequência, menores serão os sintomas ruins que acabam afetando todo o corpo.

O projeto de ter um cabelo lindo e sedoso, acaba indo para o ralo também em ocasiões de dietas rigorosas.

Essas dietas acabam afetando o funcionamento do nosso metabolismo e, muitas vezes, exigindo mais das vitaminas que temos no corpo.

Desta maneira, de nada adianta um corpo bonito, com um cabelo desnutrido e caindo, não é mesmo? É preciso haver um balanceamento com os cuidados do corpo.

Genética

Não adianta! Mesmo se alimentando bem e evitando o estresse a qualquer custo, tem um fator que não dá para fugir: a genética. As causas hereditárias uma hora ou outra vão bater na sua porta e o jeito é remediar.

Portanto não se preocupe, a boa notícia é que existem vários tratamentos que podem auxiliar na sua queda capilar.

São diversas possibilidades de reverter até os mais severos quadros da perda dos fios, inclusive em pessoas que lutam contra o fator hereditário. Procure seu dermatologista para que ele lhe indique a melhor opção!

Além disso, uma dica valiosa para quem já tem predisposição genética para a queda capilar, é minimizar esse problema evitando estresse e má alimentação.

Esses fatores podem ser decisivos para retardar ao máximo a perda dos fios.

Veja como prevenir o envelhecimento dos cabelos

Anemia

Além de cansaço excessivo e palidez, a anemia também pode causar a queda de cabelo, já que os fios recebem menos sangue, nutrientes e oxigênio, tornando-se mais fracos e quebradiços.

Geralmente, a anemia é causada pela falta de ferro, mas também pode surgir por outros fatores, como a diminuição de vitamina B12 no organismo.

O que fazer: na maior parte dos casos, a anemia surge por falta de ferro e, por isso, a primeira forma de tratamento consiste no uso de suplementos de ferro assim como o aumento da ingestão de alimentos com ferro, como carne vermelha, mexilhão, salsa ou feijão branco.

Mudanças hormonais

As mudanças hormonais e no metabolismo levam a queda capilar temporária nas mulheres.

Isso acontece, pois quando há anomalias em algumas glândulas endócrinas, como a tireoide por exemplo, nossos folículos capilares sofrem com a chegada dos nutrientes, o que imediatamente enfraquece os fios levando a queda.

Estes danos se dão a fatores como a TPM (tensão pré-menstrual), gravidez e pós parto e uso de medicamentos como o anticoncepcional.

Mas lembre-se, isso não é uma regra! Além do dermatologista, é importante também ir em uma ginecologista e fazer todos os exames. Somente assim, é possível determinar se a sua queda capilar está associada a mudanças hormonais.

Tratamento para a queda capilar

Os tratamentos variam de acordo com a causa do problema. Caso a sua queda capilar seja causada por um agente que pode ser controlado, como estresse ou falta de vitaminas, será possível tratar o problema atacando a causa com ajuda psicológica ou a ingestão de complexos vitamínicos.

Para evitar que a situação piore, procure um profissional de saúde de sua confiança. Muitas vezes é possível evitar ou retardar a queda ao começar um tratamento o mais rápido possível.

Minoxidil

Minoxidil ajuda a revitalizar o couro cabeludo, aumentando a irrigação sanguínea e fortalecendo os fios existentes, diminuindo a sua queda.

Modo de usar:

Deve-se aplicar 2 vezes ao dia no couro cabeludo.

Cabelos e unhas frágeis

Cabelos e Unhas Frágeis é um suplemento nutricional para prevenção da queda dos cabelos e unhas frágeis.

Indicado na perda difusa de cabelos. Alterações degenerativas na estrutura de cabelo (cabelo enfraquecido, fino, não-maleável, quebradiço, sem vida, opaco e sem cor), cabelos danificados pela luz do sol e radiação UV.

Modo de usar:

Tomar 1 cápsulas 3 vezes ao dia, antes das principais refeições.

Keranat™

Keranat™ contribui com a complementação de nutrientes via oral, oferecendo os melhores resultados a longo prazo.

Seus ingredientes naturais são absorvidos rapidamente pelo organismo e alcançam as células capilares, estimulando o crescimento de forma rápida e muito efetiva.

Além disso, os componentes presentes no ativo previnem a caspa e a seborreia, diminuindo a queda, protegendo a cor natural do cabelo e reduzindo os fios brancos, além de melhorar o volume.

Keranat é um suplementos vitamínico natural e nutrientes desenvolvido com alta tecnologia.

Amplexe Shampoo Antiqueda Ada Tina

Amplexe Shampoo antiqueda 200ml é um potente shampoo antiqueda capilar capaz de tratar a queda dos cabelos e estimular o crescimento de novos fios, com resultados comprovados em 30 e 90 dias de tratamento.

Modo de usar

Lave diariamente os cabelos com AMPLEXE ANTIQUEDA SHAMPOO, deixe-o agir por 2 minutos, enxágue e repita a aplicação.

Ingredientes Ativos:

Active Caffeine + Carnitine: Atuam sinergicamente junto a raiz dos fios combatendo fortemente a queda capilar e favorecendo o crescimento dos cabelos. Cooper Tripeptide-1: Aumenta o tamanho do folículo capilar contribuindo para o crescimento de novos fios, deixando-os mais fortes e estimulando o crescimento. Onde encontrar

Todos esses produtos que auxiliam no combate a queda capilar você encontra na Macela Dourada!

Gostou do post? CLIQUE AQUI e entre em contato pelo whatsapp para tirar suas dúvidas e nos enviar sugestões.

Veja também: O que se deve fazer para evitar a queda de cabelo no verão

fonte: cabelo.com.br

Powered by E-Com Plus