Fotoproteção Responsável: Dicas para o uso correto da proteção solar

O filtro solar deve ser utilizado diariamente, mesmo que o tempo esteja nublado, pois a radiação está presente também nesses dias.

Quando devo utilizar o protetor solar? O filtro solar deve ser utilizado diariamente, mesmo que o tempo esteja nublado, pois a radiação está presente também nesses dias.

Reaplique o filtro solar a cada 2 horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre e se tiver contato com água.

Ao utilizar o produto no dia a dia, aplique pela manhã e reaplique antes de sair para o almoço. Proteja também as orelhas, lábios, mãos, pescoço, colo, braços e dorso dos pés.

Espalhe o filtro solar de maneira uniforme e abundante por toda a superfície corporal que será exposta ao sol. Economia é sinônimo de proteção inadequada.

Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas. Use barracas, chapéus, bonés, viseiras e camisetas.

Qual fator de proteção o protetor solar deve ter? O filtro solar deve proteger contra as radiações UVA e UVB e deve ter o fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo, e o FP-UVA deve ser no mínimo 1/3 do valor do FPS. Dê preferência aos filtros solares com base e/ou ativos que protejam da luz visível e luz azul.

Escolha o filtro solar de acordo com seu tipo de pele (seca, normal, mista ou oleosa) e fototipo, para melhor adequação e efeito do produto.

Não esqueça das crianças e bebês, que devem utilizar protetor solar a partir dos seis meses de idade, evitando os efeitos cumulativos das radiações.

Qual a quantidade de filtro solar que devo usar? Para saber a quantidade ideal que deva utilizar sem desperdiçar e tendo uma proteção adequada, utilize a regra da colher de chá:

  • 1 colher de chá: Rosto, cabeça e pescoço
  • 1 colher de chá: Braço e antebraço esquerdo
  • 1 colher de chá: Braço e antebraço direito
  • 2 colheres de chá: Frente e atrás do dorso
  • 2 colheres de chá: Coxa e perna direita
  • 2 colheres de chá: Coxa e perna esquerda

Qual FPS recomendado para meu tipo de pele? Existem vários tipos de pele e para cada um é necessário um fator de proteção específico, confira:

1. Pele Negra: Da pele morena escura ao preto nunca queima, é totalmente pigmentada. O FPS recomendado é maior ou igual a 30.

2. Pele Morena Escura: Da pele morena média à escura raramente queima e bronzeia mais que a maioria. O FPS recomendado é maior ou igual a 30.

3. Pele Morena Moderada: Da pele morena clara à média raramente queima e bronzeia sempre. O FPS recomendado é maior ou igual a 30.

4. Pele Morena Clara: Da pele branca à morena clara às vezes queima ao sol e bronzeia uniformemente. O FPS recomendado é maior ou igual a 30.

5. Pele Branca: Pele clara, branca, pálida, com tom marfim, normalmente queima ao sol e às vezes bronzeia. A média de proteção FPS recomendada é entre 30 e 50. Precisa de elevada proteção.

6. Pele Extremamente Branca: Pele extremamente clara, branca, pálida, com sardas sempre queima ao sol e nunca bronzeia. O FPS recomendado é maior ou igual a 50 e menor que 100

Onde encontrar Filtro Solar? O segredo de uma pele saudável é usar o produto feito para você. Os protetores solares você encontra na Macela Dourada! Clique aqui para adquirir!

Powered by E-Com Plus